LER POR DESPORTO
Espetáculo “Poemas e Uma Guitarra”
LER POR DESPORTO
Espetáculo “Poemas e Uma Guitarra”

Nos dias 26, 28 e 29 de outubro, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo apresentou a ação de formação O CINEMA E AS CRIANÇAS, com orientação da jovem realizadora, natural de Canas de Senhorim, Margarida Madeira.
A palavra Animação deriva do latim Animare, que significa ‘dar alma’ ou ‘dar vida’. O cinema de animação é imagem em movimento, é imagem viva. Neste encontro, entre a realizadora, os agentes educativos (professores, educadores, pais) e outros interessados, pretendeu-se abordar a origem, as técnicas e a evolução da animação, visionando os primeiros filmes, construindo brinquedos óticos, analisando diferentes discursos narrativos e potenciando a linguagem audiovisual como recurso para a prática criativa e educativa.
Os objetivos pedagógicos desta atividade foram: promover a literacia fílmica, num contexto de educação cultural, promover o cinema e a linguagem audiovisual como recursos para a prática criativa e educativa, dar a conhecer diferentes recursos, processos e técnicas do cinema de animação e contribuir para a formação contínua de agentes educativos.
Esta ação foi integrada num Ciclo de Formação, pensado para agentes educativos, a partir da abordagem de diferentes áreas artísticas e/ou áreas do conhecimento: filosofia, literatura, música e cinema. O principal intuito deste Ciclo foi estimular a integração de novas ferramentas criativas na prática educativa e lançar o debate em torno da educação e das crianças. Em 2016, este debate será alargado a toda a comunidade, com a realização de uma conferência sobre educação e pensamento.
Antes disso, Margarida Madeira regressará, nas férias de Natal, para a orientação da oficina ANIMARE, desta vez para crianças dos 6 aos 12 anos.