AQUI HÁ LOBO…
6.ª Edição do “Pensar Alto” – Encontro da Oralidade
“Shô, passarinho da figueira do meu pai… Shô, passarinho da figueira do meu pai…”: assim cantaram mais de 560 pessoas, entre crianças e adultos, no espetáculo de música tradicional portuguesa “Taleguinho – Costurar Cantigas e Histórias”, criado e interpretado por Catarina Moura e Luís Pedro Madeira.
As 11 apresentações decorreram nos dias 27, 28, 30 e 31 de maio e 1 de junho, no Auditório Maria José Cunha, integradas na programação do Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo.
As cantigas foram cantadas como pedacinhos de tecido, cosidas umas às outras como se fossem dias e noites. Ou como se fossem vidas. Cantigas foram, mas foram também adivinhas, provérbios, trava-línguas e dizeres, que são daqui e dali, de agora e de há tanto tempo… Memórias de gente antiga. Taleguinho é feito de músicas de embalar e músicas de brincadeira, músicas em mirandês e músicas sefarditas, histórias e lengalengas. Uma experiência de sons, palavras, gestos, imagens e silêncios, através da qual se recupera e partilha o património imaterial tradicional português.
Com este espetáculo, pretendeu-se promover o contacto com a música, em geral, e com a música tradicional portuguesa, em particular; proporcionar experiências de contemplação estética e artística; desenvolver competências de concentração e atenção, através do olhar e do escutar; e sensibilizar para a utilização de instrumentos musicais e objetos sonoros como elementos criativos.
No final de cada apresentação, todos os grupos escolares – alunos dos Jardins-de-Infância dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim, de Carregal do Sal e de Nelas – e famílias partilharam o seu agrado e o seu agradecimento pela proposta sensível e encantatória.