6.ª Edição do “Pensar Alto” – Encontro da Oralidade
Santo António – Marchas e Arraial Popular
Entre os meses de maio e junho, realizaram-se as apresentações finais públicas da segunda edição do PROJETO T, um projeto de teatro na escola, desenvolvido com três turmas do 3º Ciclo do Ensino Básico, dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim, Carregal do Sal e Nelas.
O PROJETO T, criado pelo Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo, constituiu-se como um projeto experimental, que teve início em outubro de 2014, com sessões de 90 minutos, semanais (no primeiro ano) e quinzenais (no segundo ano).
Nesta segunda edição, a orientação do projeto foi da responsabilidade de Sónia Barbosa, na componente de dramaturgia e de encenação, e de Ana Seia de Matos, na componente de cenografia, com o apoio e o acompanhamento de um ou mais professores responsáveis por cada grupo: Adélia Sousa (no caso de Canas de Senhorim), Anabela Duarte e José Eduardo (no caso de Carregal do Sal) e Luísa Pacheco (no caso de Nelas).
O processo de criação foi inspirado, durante este ano, por textos (clássicos e contemporâneos) selecionados em conjunto com os alunos: “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare (no caso do grupo de Canas de Senhorim), “Escudos Humanos”, de Patrícia Portela (no caso do grupo de Carregal do Sal) e “Justamente”, de Ali Smith (no caso do grupo de Nelas). As respetivas apresentações finais decorreram no dia 3 de maio, na Escola Secundária de Nelas, no dia 31 de maio, na Escola Básica Nº2 de Carregal do Sal, e no dia 7 de junho, na Escola Secundária de Canas de Senhorim.
Estas apresentações públicas tiveram como objetivo a partilha de um exercício de palco, por parte de cada turma, com professores, outros alunos, familiares e amigos dos participantes. No total, foram quase 600 as pessoas que assistiram às apresentações.
Neste projeto, T é de Teatro, de Texto, de Transformação… O PROJETO T procurou ser um espaço de liberdade partilhada, de cruzamento interdisciplinar e de processo criativo. Assim, no contexto escolar, grupos específicos de alunos foram desafiados a explorar corpo, palavra e objeto, ao longo de dois anos letivos, experimentando ferramentas artísticas e criativas nas áreas de dramaturgia, encenação e cenografia. Através da abordagem de temáticas e conteúdos pertinentes, estimularam-se competências pessoais e sociais, como a imaginação, a criatividade, a expressão, o autoconhecimento, a relação e a comunicação interpessoais.