VISITA-OFICINA À EXPOSIÇÃO “A INFÂNCIA NO TEMPO”
DOSTOIÉVSKI PARA JOVENS
No passado sábado, dia 18 de fevereiro de 2017, o Auditório Maria José Cunha, na FLL, numa parceria com o Cine Clube de Viseu, recebeu a realizadora Catarina Mourão, realizadora do documentário “A Toca do Lobo”, para mais uma tertúlia literária, desta vez sobre cinema.
A sessão iniciou com umas breves palavras de Rui Fonte, coordenador da Biblioteca da FLL, seguido de um breve apontamento do responsável do Cine Clube, Rodrigo Francisco, terminando uma intervenção, também muito breve, da realizadora Catarina Mourão, que nos falou um pouco sobre “A Toca do Lobo”.
Seguiu-se a visualização do filme, que retrata a história de Tomaz de Figueiredo, avô da realizadora, escritor de muitas obras, incluindo do romance “A Toca do Lobo”, que dá nome ao documentário.
Foi “Um capítulo sobre…” bastante singular e diferente dos outros, pois, depois da visualização do documentário, não houve lugar a um diálogo entre Rui Fonte e Catarina Mourão, seguindo-se de imediato a uma conversa aberta entre as cerca de 60 pessoas que acederam ao convite da FLL e a realizadora, numa troca de impressões e interpretações acerca do que todos tinham acabado de ver.
Foi uma conversa bastante agradável, que continuou no Pátio da FLL e que, esperamos, deixou nas pessoas a vontade de continuar a ver cinema, especialmente português e, particularmente, documentários.