“Um capítulo sobre… cinema”, com Catarina Mourão e “A Toca do Lobo
Clarinete Concorda
“Um capítulo sobre… cinema”, com Catarina Mourão e “A Toca do Lobo
Clarinete Concorda

Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, “Os Irmãos Karamázov” regressaram à Fundação Lapa do Lobo (FLL), desta vez para uma oficina dirigida a alunos do 12º ano do Ensino Secundário. Durante um intenso laboratório criativo de três horas, excertos da obra de Fiódor Dostoiévski foram lidos, debatidos e dramatizados por três turmas dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim, Carregal do Sal e Nelas, sob a orientação da atriz e encenadora Sónia Barbosa.
Depois do workshop para público adulto com alguma experiência em teatro, em novembro de 2016, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo (FLL) apresentou agora “Karamázov – da Literatura para o Teatro”, para público escolar. Ambas as atividades foram integradas num projeto de pesquisa e criação teatral, que é também um trabalho de investigação científica, da autoria de Sónia Barbosa, a partir da obra literária “Os Irmãos Karamázov”, de Fiódor Dostoiévski.
Os participantes, acompanhados pelo respetivo professor de Português, foram convidados a discutir questões do pensamento ‘dostoiveskiano’, à luz da contemporaneidade, a dramatizar personagens e situações, a transpor a linguagem literária para linguagem cénica e a criar breves exercícios teatrais.
Tal como se pretendia, este processo potenciou, assim, uma abordagem filosófica, a partir das relações que se estabelecem continuamente entre mundo conceptual (do pensamento, das ideias, dos ideais) e mundo real (do quotidiano, das ações, dos hábitos).
Para além de proporcionar a participação em processos de pesquisa e criação teatral, esta oficina permitiu promover o cruzamento entre teatro, literatura, escrita dramatúrgica e pensamento filosófico, assim como estimular competências expressivas, críticas e criativas.
Na obra citada, diz Fiódor Dostoiévski: “Falam-vos muito da educação, mas uma bela memória, uma lembrança sagrada, guardada desde a infância, é talvez a melhor educação. Se uma pessoa juntar muitas dessas recordações, estará salva para toda a vida”.
Também as propostas educativas da FLL pretendem contribuir para a construção de memórias, através destas e outras experiências de (auto)descoberta.