FUNDAÇÃO LAPA DO LOBO CELEBRA O DIA MUNDIAL DO TEATRO COM RADIONOVELA
28/03/2017
Presidente da República visita Fundação
06/04/2017
FUNDAÇÃO LAPA DO LOBO CELEBRA O DIA MUNDIAL DO TEATRO COM RADIONOVELA
Presidente da República visita Fundação

No dia 25 de março, o pedagogo José Pacheco regressou à Fundação Lapa do Lobo (FLL), a convite do Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL, para dinamizar uma ação de formação dirigida a agentes educativos interessados em conhecer e/ou implementar novas construções sociais de aprendizagem.
Apesar de a lotação estar inicialmente limitada a 20 pessoas, devido à grande procura, esta ação contou com 31 participantes, oriundos de vários pontos do país: do Porto a Lisboa, de Coimbra a Vila Real, de Viseu a Armamar, de Santa Comba Dão a Mangualde, sem esquecer localidades mais próximas, como Canas de Senhorim, Nelas, Oliveirinha, Caldas da Felgueira ou Aguieira.
A partir do conceito de “comunidade de aprendizagem”, procurou-se responder a questões como: O que é uma escola? Como pensar o espaço escolar para a diversidade e a inclusão? Quais as metodologias de uma educação para a autonomia e a cidadania? Para José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte e mentor de projetos educativos espalhados pelo mundo inteiro, “escolas são pessoas, pessoas são seus valores”. E, nesse sentido, é necessário aprender a aprender em comunidade, para uma educação mais humana, integral e sustentável.
O périplo que o pedagogo, residente no Brasil há vários anos, fez por Portugal, ao longo do mês de março, terminou na FLL, deixando para trás a partilha de experiências transformadoras, a inspiração para agentes de mudança e a germinação de núcleos de trabalho. Para e por uma nova educação no século XXI.