Oficina do Silêncio / Despentear o Sentir

“Enquanto Cresce uma Nogueira” – 1 março a 30 abril 2019
Constrói o teu Mundo / O Bairro

Entre os dias 11 e 16 de março de 2019, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo (FLL) contou, mais uma vez, com a colaboração da ilustradora Marina Palácio, para a dinamização de duas atividades, que cruzaram ciência e poesia, livros e natureza, nas quais participaram 235 pessoas no total. Durante a semana, a “Oficina do Silêncio” aconteceu nos espaços escolares, abrangendo todas as turmas do 5º ano dos agrupamentos de escolas de Canas de Senhorim, Carregal do Sal e Nelas. Na manhã de sábado, a mesma oficina repetiu-se no Auditório da FLL, numa sessão especial para famílias. Nos dias 15 e 16 de março, foi ainda desenvolvida uma ação de formação de mediação leitora e educação artística, intitulada “Despentear o Sentir”, dirigida a agentes educativos e outros interessados. A partir da vasta experiência da formadora, na abordagem criativa da relação entre Livro, Arte e Natureza, partilharam-se ideias, técnicas e metodologias para uma prática educativa mais inspiradora. Nas palavras de Marina Palácio, o livro é um organismo vivo e devemos habitá-lo, senti-lo e pensar nele como um todo.

Fotos: DR