Histórias Curtas e Ilustração com André Letria

O Rock também é nosso / A Voz do Rock
Coisas que são mais do que são – Coleção para Pais
O Rock também é nosso / A Voz do Rock

Entre o dia 4 e o dia 7 de dezembro de 2019, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo (FLL), recebeu o ilustrador André Letria para apresentação de atividades relacionadas com o seu trabalho de ilustração para livros e filmes. Como tem acontecido nos últimos anos, foram dinamizadas as sessões de cinema de animação “Histórias Curtas”, em parceria com o Cine Clube de Viseu, desta vez para as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico da região, num total de 711 alunos, professores e assistentes operacionais. Para além de curtas-metragens de origem francesa, inglesa, norte-americana e japonesa, o público ficou a conhecer a série de animação “Foxi & Meg”, com realização de André Letria, a partir do conjunto de livros com o mesmo nome. No final, crianças e adultos puderam conversar e partilhar opiniões com o realizador. No sábado, dia 7 de dezembro, o autor desenvolveu uma oficina de ilustração para famílias, da qual resultaram experiências tridimensionais, bem diferentes do tradicional conceito de ilustração. A partir do universo visual de “Foxi & Meg”, a Galeria da FLL apresenta também uma exposição com os desenhos originais dos livros e dos filmes, até ao dia 31 de dezembro. Para além de promover a literacia fílmica, sensibilizar para o cinema e a linguagem audiovisual, dar a conhecer diferentes recursos, processos e técnicas do cinema de animação, proporcionar o contacto com realizadores e estimular a reflexão e o debate em torno de temas pertinentes, este projeto permitiu ainda o contacto com o universo de ilustração, através do encontro com um dos ilustradores portugueses mais premiados, a nível nacional e internacional.