Radionovela “A Lapa” com os colaboradores da FLL
Fundação Lapa do Lobo – Redução de Atividades

No dia 24 de outubro de 2020, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL apresentou o projeto “Eu sou Lobo”, que se desdobrou numa oficina de ilustração e na apresentação do livro “Eu sou lobo, o rei da floresta portuguesa”, editado pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda e pela Pato Lógico, com texto de Ricardo J. Rodrigues e ilustrações de Susana Diniz e Pedro Semeano (Adamastor). No início da tarde, as famílias foram desafiadas por estes dois ilustradores a criar uma narrativa visual, inspirados no universo artístico e temático do livro. Formas, cores e texturas revelaram figuras, paisagens e ações, desconstruindo o mito do lobo mau. Que aventura é esta? Quem é a personagem principal? Qual é o cenário? O que é que está a acontecer? Destas questões, resultaram processos criativos e sensíveis de grande envolvimento entre crianças e adultos, que, em conjunto, ilustraram breves histórias originais sobre o lobo-ibérico, que terá um dia existido também na aldeia da Lapa do Lobo.Após a oficina, o livro foi apresentado por Susana Diniz e Pedro Semeano e também por Cláudio Garrudo, representante da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, que deu a conhecer ainda outros livros da mesma coleção, cujo objetivo é sensibilizar para espécies animais ameaçadas em Portugal. Nesse sentido, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda associou-se ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e as vendas do livro e da moeda dedicada ao Lobo-Ibérico contribuem diretamente para a sua proteção. O autor do texto, o jornalista e escritor Ricardo J. Rodrigues, não pôde estar presente, mas enviou uma mensagem reforçando esta urgência de proteger o lobo-ibérico.Ao longo da apresentação do livro, a conversa com o público decorreu com grande interesse e curiosidade pelo tema, surgindo muitas questões pertinentes, quer do ponto de vista dos conteúdos escritos, quer do ponto de vista da abordagem gráfica e visual.