As árvores não têm pernas para andar

1ª Maratona da Orquestra de Bolso da Orquestra Sem Fronteiras
CICLO MIGUEL TORGA
1ª Maratona da Orquestra de Bolso da Orquestra Sem Fronteiras
CICLO MIGUEL TORGA

Depois da estreia, em outubro de 2020, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL voltou a apresentar o espetáculo “As árvores não têm pernas para andar”, um concerto de toy piano para crianças da autoria de Joana Gama, com ilustrações de Francisco Eduardo e composição musical de João Godinho.

Entre os dias 17 e 28 de maio de 2021, o espetáculo circulou por todos os jardins-de-infância dos concelhos de Carregal do Sal e de Nelas, num total de 26 apresentações, incluindo uma apresentação extra para famílias na FLL, alcançando cerca de 600 pessoas.

A partir das características de três árvores muito distintas – o sobreiro (Portugal), a cerejeira (Japão) e o embondeiro (Madagáscar) -, a pianista tocou músicas e contou histórias sobre o superpoder destes seres especiais feitos de raízes, ramos, folhas, flores e frutos.

Alunos e professores acolheram a proposta artística com entusiasmo, interesse e curiosidade, partilhando perguntas, comentários e desenhos sobre o espetáculo: “Porque é que as árvores têm nomes?”; “Eu adorei milhões!”; “Um concerto é onde fazem emocionar as pessoas.”; “O piano está desafinado!”; “Nós temos uma cerejeira na escola e comemos as cerejas. E os pássaros também. Às vezes, até discutem!”; “As canções eram estranhas, porque eram só dedos no piano…”; “Eu queria ver este espetáculo todas as vezes, todas as semanas!”.

Depois de mais de um ano de atividades presenciais suspensas, o regresso às escolas ficou marcado por muitos sorrisos atrás das máscaras, sempre em cumprimento com as normas de segurança da DGS e de cada estabelecimento de ensino.

Com este concerto, o Projeto Alcateia pretendeu sensibilizar para a beleza da música clássica e das árvores, estimular competências expressivas e criativas, através do olhar, do pensar e do sentir e promover a sensibilidade estética e artística.