Luiz Caracol
Rui Massena na Fundação Lapa do Lobo
Luiz Caracol
Rui Massena na Fundação Lapa do Lobo

O Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo (FLL) apresentou “Tangerina”, um espetáculo de música para a infância da autoria de Ana Bento e Bruno Pinto (Gira Sol Azul), no recreio de todas as escolas de 1º Ciclo do Ensino Básico dos concelhos de Carregal do Sal e de Nelas, entre os dias 28 de junho e 2 de julho de 2021. No dia 3 de julho, o concerto foi dirigido às famílias, com apresentação ao ar-livre, no jardim da aldeia da Lapa do Lobo.

“Tangerina”, que chegou a cerca de 850 pessoas, é uma viagem pelo universo da palavra, inspirada no livro “A Invenção do Dia Claro”, de Almada Negreiros. Os artistas recuperam a metáfora da tangerina que rola de um cesto até ao mar e descobre o mundo, e com ela também todos partem à descoberta de novos lugares. Inventar o que já foi inventado, emprestando vida e sons a palavras, é a proposta deste concerto, cujas composições são muito influenciadas quer pela harmonia jazz, quer pela música erudita e música étnica.

Ao longo do espetáculo, entre excertos de textos, sons e canções, o público foi sendo convidado a acompanhar melodias, ritmos e jogos sonoros, num ambiente descontraído de partilha e experimentação.

Com este concerto, o Projeto Alcateia pretendeu sensibilizar para a música e a expressão musical, potenciar uma abordagem educativa e criativa da música, estimular competências expressivas e criativas, através do olhar, do pensar e do sentir e promover a sensibilidade estética e artística.