Encontros da Educação e do Pensamento – Edição III
Recital de Violoncelo com Diogo Martins
Encontros da Educação e do Pensamento – Edição III
Recital de Violoncelo com Diogo Martins

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2021, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL apresentou o conjunto de filmes “7 Poemas para um Mundo Novo”, da autoria de Fernando Mota, Mário Melo Costa e Violeta Mandillo. Depois da estreia na FLL, em outubro de 2020, este projeto regressou ao Auditório Maria José Cunha, com sessões especiais para os alunos do Ensino Secundário dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim, Carregal do Sal e Nelas, abrangendo um total de 492 pessoas.

A partir de sete poemas e de sete músicas ou ambientes sonoros, foi criado um conjunto de sete pequenos filmes inspirados pela pandemia global, pela nossa relação com o planeta e a natureza e pela pesquisa e criação de instrumentos musicais experimentais a partir de árvores e outros materiais naturais. Para cada filme, um autor português escreveu um poema partindo da sua reflexão sobre o período de quarentena e o Mundo que sonha ou que teme que aí venha, um manifesto para um Mundo Novo. E foram ainda convidados sete atores/atrizes para ler estes poemas.

No final da projeção dos filmes, o público foi convidado para uma conversa sobre o processo, o conteúdo e o contexto do projeto, através da partilha de questões e comentários sobre cada filme, texto e/ou música. O poema mais referenciado foi “Fu(tu)ro”, de Joana Bértholo, e o filme mais impactante acontece num cenário de sucata, em contraste com uma série de paisagens naturais dos outros filmes. As palavras que mais ficaram na memória foram “futuro” e “amor”, seguidas de “realidade”, “metamorfose”, “racismo” e “regresso”. Um dos alunos referiu ainda “falta de”, no sentido em que “nunca nos sentimos tão privados”. Alguns participantes (alunos e professores) referiram a relação contrastante entre som/ruído e silêncio, ao longo dos filmes, elogiando muito o trabalho sonoro e musical. Foi consensual que este conjunto de filmes transmite uma sensação de tristeza, mas também de esperança.

Antes da despedida, o público foi ainda desafiado a conceber o seu próprio filme ou poema visual, inspirado no universo temático de “7 Poemas para um Mundo Novo”, como exercício pessoal de reflexão e de criação.

Para além de proporcionar o contacto com projetos e criadores diversificados, este tipo de ação estimula o pensamento sobre as grandes questões contemporâneas, ao mesmo tempo que promove a sensibilidade estética, criativa, poética e humana.