Recital de Violoncelo com Diogo Martins
CICLO DE AUTOR – Fernando Pessoa
Recital de Violoncelo com Diogo Martins
CICLO DE AUTOR – Fernando Pessoa

Nos dias 20, 21 e 22 de dezembro de 2021, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo (FLL) apresentou “Manipula Pula”, uma oficina de construção e manipulação de formas animadas dinamizada por Igor Gandra e Eduardo Mendes, do Teatro de Ferro.

Os participantes (com idades entre os 7 e os 13 anos) foram desafiados a explorar algumas práticas relacionadas com o trabalho do corpo, da marioneta e dos objetos, através da descoberta de uma espécie de máquina de cena para criar surpresas, jogos e pequenas estórias.

Todos tiveram oportunidade de lixar, cortar, furar, aparafusar e montar, para experimentarem a componente de construção, tarefas que foram acolhidas com verdadeiro entusiasmo e grande empenho. Em paralelo, o grupo de crianças/jovens dedicou-se à componente de manipulação, o que lhes permitiu uma abordagem tão lúdica quanto criativa dos mecanismos do grande objeto de madeira: abrir e fechar, mover e parar, revelar e esconder, puxar e empurrar… janelas, portas, gavetas e alçapões!

No final, os participantes puderam partilhar o processo de criação e um exercício coletivo com familiares e amigos. E ninguém ficou indiferente à criatividade e à diversão deste grupo. No momento de despedida, um dos participantes afirmou: “Eu gostei muito de estar aqui, de fazer este cineteatro, de estar lá fora a lixar madeira… Senti-me um bocadinho mais livre.”

Com este formato de oficinas, o Projeto Alcateia pretende, de facto, criar espaços de liberdade de expressão e de criação, promover novos recursos criativos, estimular competências expressivas e criativas e proporcionar a descoberta e a experimentação, em processos de criação artística.

Esta oficina foi o primeiro de três momentos de um projeto em desenvolvimento com o Teatro de Ferro, que inclui também uma residência artística, em 2022, e um espetáculo, em 2023.