Manipula Pula
Vitórias e Derrotas – 29 janeiro a 30 de abril 2022
Manipula Pula
Vitórias e Derrotas – 29 janeiro a 30 de abril 2022

Nos dias 14 e 15 de janeiro de 2022, a Fundação Lapa do Lobo (FLL) apresentou o Ciclo de Autor sobre Fernando Pessoa, com programação temática dedicada à vida e à obra do escritor. “Ciclo de Autor” é o programa de abertura de cada novo ano da FLL, dedicado a uma figura relevante do universo artístico e cultural português. Um Ciclo que propõe atividades temáticas para diversos públicos, cruzando diferentes eixos de programação: Biblioteca, Eventos Gerais, Galeria e Serviço Educativo.

Na sexta-feira, dia 14 de janeiro, o programa começou com a abertura da Banca de Livros, na Biblioteca da FLL, com um desconto especial na aquisição de obras do poeta ou sobre o poeta. Seguiu-se a performance de teatro e música “Os Figurantes de Pessoa”, com Nuno Preto e Samuel M. Coelho, do Colectivo Espaço Invisível. Num percurso pelos espaços de pátio, galeria e auditório, o público assistiu à desmultiplicação de heterónimos menos conhecidos de Pessoa, através de uma instalação vídeo interativa, um concerto de máquinas de escrever antigas e leituras de textos do autor. No final, falou-se de perceção, liberdade e poesia, numa conversa informal entre artistas e espetadores.

Na manhã de sábado, dia 15 de janeiro, foi a vez das famílias participarem na oficina de criação de heterónimos “Oficina da Dúvida”, dinamizada pelo ator Nuno Preto. Num ambiente de grande disponibilidade, curiosidade e diversão, adultos e crianças experimentaram alguns jogos de criação de personagens, a partir dos conceitos de mentira, verdade e possibilidade.

O Ciclo terminou à noite, com o concerto quase improvisado de Samuel M. Coelho e Nuno Preto, que generosamente se disponibilizaram para substituir o concerto “Ruído Vário”, cancelado em cima da hora por razões de força maior. Apesar do imprevisto, o serão revelou-se uma boa surpresa para todos, com a leitura de poemas cadentes, acompanhados de caixinhas de música, guitarras elétricas, máquina de escrever e mini-piano, que provocaram no público uma verdadeira imersão no universo poético pessoano.