Livro: Memória de um Caminhar
Espanto
Livro: Memória de um Caminhar
Espanto

Terminou no passado sábado, dia 30 de abril de 2022, a 6ª edição do ELOS: Festival Literário de Nelas, organizado pela Rede de Bibliotecas de Nelas, da qual a Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo faz parte, e que teve como mote o centenário do Nobel da Literatura José Saramago.

A noite de Encerramento do ELOS aconteceu no Pátio da Fundação Lapa do Lobo, com o espetáculo teatral “A Ilha Desconhecida”, pelo Trigo Limpo Teatro ACERT, baseado no conto homónimo de José Saramago.

Durante uma semana, o livro e a leitura foram o mote para encontros, concertos, caminhadas, oficinas, leituras e espetáculos de teatro no concelho de Nelas, nomeadamente nos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim e de Nelas, Biblioteca Municipal de Nelas e, evidentemente, a Fundação Lapa do Lobo.

Destaque ainda para o Encontro com Violante Saramago Matos, que no dia 28 de abril de 2022 visitou a Fundação Lapa do Lobo para um Encontro de Autor, onde partilhou algumas memórias e episódios vividos com o pai, presentes no seu mais recente livro “de memórias nos fazemos”.

Depois de uma 5ª edição, em 2021, totalmente realizada online, foi com saudade e entusiasmo que esta edição aconteceu presencialmente, o que permitiu uma maior partilha entre os presentes nas diferentes iniciativas, ficando a promessa de novos reencontros para a 7ª edição, a acontecer em 2023.