A R D E A F E T O | Mostra do trabalho desenvolvido em residência artística

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

A R D E A F E T O | Mostra do trabalho desenvolvido em residência artística

25 Outubro | 18:30

CONCEITO :  a r d e a f e t o

Abordamos as transformações do território e a condição humana existente num determinado lugar, observando a sua natureza ameaçada por alterações climáticas, evolução tecnológica e interesses imobiliários. Que reações estas condições nos provocam: ansiedade, medos, fascínio, esperanças?

O lugar é a Lapa do Lobo e a terra que a envolve. As pessoas são aquelas que por esta terra têm afeto, e que por ela são afetadas. Exploramos lendas, o fogo, a pedra e o lobo, o urbano que se infiltra no rural. A monocultura e a apropriação das culturas, da terra, das pessoas e afetos.

Durante esta residência recolhemos imagens, sons e narrativas. Inspiramo-nos de vários autores e artistas e trabalhámos estéticas de alguns projetos que fizemos anteriormente, com a intenção de realizar uma curta-metragem. A obra integra as perspectivas e intervenções de habitantes locais, por nós desafiados a interagir nas filmagens e narrativas propostas, possibilitando desta forma a mudança de rumo do nosso filme. Para tal, recorremos a uma tela de projeção de filmagens e de projeção de sombras nas quais podemos intervir recorrendo a vultos, manipulação de objetos e de luz. Em paralelo, abrimos uma discussão com os participantes de forma a enriquecer perspectivas sobre a nossa reflexão acerca deste lugar.

A relação entre construção e natureza é central na nossa abordagem. Queremos compreender as motivações e consequências da ação humana no espaço, a forma como nos relacionamos com os lugares, como neles nos implicamos e os transformamos, no passado e no presente, desejando  interpelar o futuro.

 

BIOGRAFIA

O Coletivo Trilhos foca-se na criação artística, mediação cultural e educação. Apoia-se nas artes visuais, plásticas e performativas para promover a reflexão e o debate sobre a sociedade, o território e a cultura. A equipa do coletivo que participa na residência da Lapa do Lobo é composta por:

● Letícia do Carmo. Nasceu em Lisboa em 1983, tendo vivido também em Macau, Ljubljana e Lausanne. É artista, arquiteta e socióloga urbana. Realizou um doutoramento sobre estéticas espaciais e visuais de espaços culturais, focado em questões de resistência e compromisso. Enquanto arquiteta, colaborou com António Gomes no projeto de reabilitação da Fundação Lapa do Lobo. Atualmente colabora com instituições, associações e comunidades locais em projetos sociais e educativos, utilizando as artes visuais, plásticas e performativas como ferramentas. Faz ainda trabalhos de ilustração, fotografia e vídeo.

● Sandra Cardoso nasceu em 1990, tendo crescido e vivido em Oliveira do Hospital, Coimbra e Lisboa. Licenciada em Estudos Artísticos, concluiu o mestrado em Gestão Cultural sobre o impacto de projetos de desenvolvimento de públicos. Trabalha como produtora cultural e gestora e criadora de projetos na área das artes performativas e envolvimento comunitário.

● Sara Wittmann nasceu em Lisboa em 1999, cidade onde vive, tendo passado largas temporadas na América do Sul. Estudou no Conservatório de Música de Lisboa, cenografia e design gráfico na António Arroio e ilustração e gravura na AR.CO, explorando as artes plásticas, visuais, sonoras e performativas. Fundadora da Jam Poética, lidera um projeto que mistura música improvisada com poesia. É facilitadora de cursos europeus de educação não-formal.

www.colectivotrilhos.com

 

Público-Alvo Jovens e Adultos Horário 18h30 Local Auditório

Detalhes

Data:
25 Outubro
Hora:
18:30