O Ensemble de Clarinetes do Dão apresentou-se pela primeira vez em Julho de 2009 sob a direção do prof. Sérgio Neves. Esta formação é composta por professores e alunos da classe de clarinetes do conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD) e surgiu com o objetivo de complemento ao trabalho realizado nas aulas individuais ao longo do ano letivo. O talento destes alunos começou a despontar nas várias filarmónicas da região e tem sido desenvolvido e aperfeiçoado após a criação do (CMAD). A combinação do trabalho personalizado dos professores do CMAD e o apoio das instituições locais têm contribuído para um desenvolvimento artístico de elevadíssima qualidade que valeram várias distinções dos seus alunos em vários concursos nacionais e internacionais. O ensemble e seus alunos foram ainda responsáveis pela organização de cinco edições do Festival de Clarinetes do Dão que afirmou o ensino do clarinete do CMAD com uma referência.
Ao longo dos tempos o ensemble realizou vários concertos destacando-se a participação nos Dias da Música no Centro Cultural de Belém e a colaboração com vários clarinetistas de referência como Vicente Alberola, Justo Sanz, Marie-B Barriere, Luís Carvalho, David Machado, Edgar Carvalho, Tiago Bento, João Paiva, entre outros.
Com:
Sérgio Neves
Inês Gonçalves (6° Grau)
Bárbara Figueiredo (10° Ano)
David Machado
Clara Pinto (7° Grau)
Tatiana Ferreira (7° Grau)
Salomé Matos (5° Grau)
Bruna Sousa (5° Grau)
Inês Neves (5° Grau)
Maria Gomes
Maria João Silva (5° Grau)
Ivana Simões (3° Grau)
Edgar Silva
Francisco Borges (12° Ano)
Maria Vieira (5° Grau)
Mariana Gomes (5° Grau)
COORDENAÇÃO ARTÍSTICA:
Sérgio Neves
Estudou no Conservatório de Aveiro com Nelson Aguiar e na ESART com Carlos Alves, tendo terminado clarinete com 20 valores.
Posteriormente estudou com Joan Enric Lluna na Trinity College of Music, onde finalizou o seu mestrado com a distinção “Excellence in Clarinet
Studies”.
Foi vencedor de vários concursos de clarinete e música de câmara em Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália e Noruega e apresentou-se em países como: Brasil, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo, Irlanda e U.S.A. Tocou a solo com a Orquestra del Conservatório Superior de Oviedo, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim com a qual estreou a obra “Ocaso”, 1°prémio de Composição, de Nuno Figueiredo sob direção de Luís Carvalho.
Desempenha regularmente funções de solista A na orquestra Filarmonica das Beiras, Masterclasses e concertos de música de câmara. Estreou obras de vários compositores em diferentes formações tendo-lhe sido dedicadas peças por Sérgio Azevedo, Carlos Marecos, Paulo Jorge Ferreira, Luís Carvalho, Nuno Figueiredo, Carlos Marques, Hugo Correia, André Santos, Antony Allen e Andrea Talmelli.
A crítica refere-o como “Good solid sound maintained through great variety of registers”, “Excellent performer” – Paul Harvey, (Woodwind Competition, 2007); “Sergio’s playing was some of the best clarinet playing I heard all week, refined and supple” – David Campbell
(ICA Magazine, 2009), “In particular, I commend Neves for his fine control of the upper clarion and altissimo registers at extreme dynamics and beautifull shaping”, Christopher Nichols (ICA Magazine, 2017).
Paralelamente é docente no Conservatório de Música e Artes do Dão, Universidade de Aveiro, Instituo Piaget de Viseu e Escola de Artes da Bairrada.
Ao longo dos últimos anos foi Co- Fundador, Diretor e Coordenador de vários projetos:
(Des)Concertante trio, Conservatório de Música e Artes do Dão, Clarinet Talents Festival e Festival de Música e Artes do Dão.
Público-Alvo +16 Anos Lotação 40 Pessoas Duração 60 minutos
Já pode efetuar a sua reserva sujeita à lotação do espaço.
232 671 084 ou geral@fundacaolapadolobo.pt