ENSEMBLE DE PERCUSSÃO CMAD | Concerto

« Todos os Eventos

ENSEMBLE DE PERCUSSÃO CMAD | Concerto

25 Maio | 21:30

Criação artística original pelo maestro Ricardo Monteiro. Cada batida, cada ressonância, é cuidadosamente entrelaçada para criar uma sinfonia de sons envolventes. Os membros do ensemble, utilizam uma variedade de instrumentos exóticos e tradicionais, elevando a performance a um espetáculo visual e auditivo. Ritmos pulsantes, harmonias intrigantes e a energia contagiante convergem para uma experiência única e memorável.

O Ensemble de Percussão do Cmad foi criado em 2009 com a missão de desenvolver as competências técnicas, interpretativas e performativas dos alunos. Proporcionando uma oportunidade única para trabalhar repertório escrito para grupos de percussão, o Ensemble tem desempenhado um papel vital no cenário musical desta classe.

Ricardo Monteiro (maestro do Ensemble) Mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro. Iniciou os seus estudos em Percussão aos 16 anos no Conservatório Nacional de Música de Coimbra na classe do Prof. Paulo Oliveira em 1999. Em 2002 ingressou no Curso de Percussão na Escola Profissional de Música de Espinho, na qual estudou com os professores Nuno Aroso, Rui Sul Gomes, Joaquim Alves e Pedro Oliveira, formando-se no ano de 2005. No mesmo ano inicia o curso de Licenciatura em Música na Universidade de Aveiro na classe de Percussão orientada pelo prof. Mário Teixeira. Frequentou Master-Classes, e Workshops com Émmanuel Séjourné, Bart Quartier, Jeffery Davies, Kuniko Kato, Miquel Bernat e Nicholas Perazza. Em 2006 conquistou o Primeiro Prémio no II Concurso Ibérico de Caixa “Tum-pa Tum-pa”. Em 2009 foi-lhe atribuído em Itália o Third Prize in Vibraphone no VII International Percussion Competition – PAS Italy. Colabora como músico convidado com várias orquestras do país, nomeadamente o Remix Ensemble, Orquestra Clássica do Centro (Coimbra), Filarmonia das Beiras (Aveiro), a Orquestra da ESART (Castelo Branco), Orquestra Clássica de Espinho. Participou como músico convidado nos musicais “Um Sonho Musical”, “A história completa do Mundo… Abreviada” (no qual foi produtor musical), “Bugsy Malone”, “Grease” e “Contracanto” encenados por António Leal. Possui CDs gravados com orquestras sinfónicas e de sopro. Apresenta-se por todo o território nacional e no estrangeiro como por exemplo Brasil, Itália, Espanha, Argentina e México. Atualmente é membro do Simantra – Grupo de Percussão, professor de Percussão e Música de Câmara no CMAD (Conservatório de Música e Artes do Dão – Santa Comba Dão) e colabora regularmente com a editora Edições Convite à Música (ECM) enquanto arranjador e compositor na produção de obras didáticas.

Público-Alvo Todos os públicos Horário 21h30 Duração 60 minutos Lotação 80 lugares Local Auditório Maria José Cunha, FLL

Data:
25 Maio