Oficina de Construção de Brinquedos Ópticos

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

Oficina de Construção de Brinquedos Ópticos

25 Março - 28 Março

Com inspiração na fase do pré-cinema e nos fascinantes dispositivos ópticos que se tornaram populares no quotidiano do séc. XIX, e que foram abrindo espaço ao jogo de imprimir movimento à imagem estática, esta oficina pretende abrir espaço para um olhar mais atento e lento que possibilite o reconhecimento dos mecanismos que sustentam a ilusão do movimento, baseando- se na apresentação dos princípios e técnicas de alguns dispositivos visuais animados, que incorporam essa “magia”.

A partir de elementos – figuras e histórias – do imaginário dos jovens participantes, vamos construir dispositivos individuais como o taumatrópio, o folioscópio e o flipbook e também dispositivos coletivos, como o zootrópio e o fenacistoscópio, onde podemos testar várias histórias em movimento.

Inês de Carvalho é Cenógrafa, artista visual e educadora formada em Realização Plástica do Espectáculo pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1998) e Master in Fine Art Theatre Design pela Slade School of Fine Art, University College London (2000). Frequentou ainda o Mestrado em Artes Visuais Intermédia na Universidade de Évora (2005-07).

Coordenação Inês de Carvalho

Público-Alvo Crianças e Jovens entre os 6 e os 15 anos Duração 25 a 28 de março Lotação 15 participantes Local Auditório Maria José Cunha, FLL

Detalhes

25 Março