Ruído Vário* | Ana Deus + Luca Argel + Fernando Pessoa

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Ruído Vário* | Ana Deus + Luca Argel + Fernando Pessoa

24 Abril | 21:00

Várias são as vozes do poeta, juntá-las às nossas no coro. Ouvir o ruído que resulta, cantar sobre ele. Buscar, entre seus sons de relógios, sinos, da chuva e das mesas no café ao lado, um hálito de música. Impregná-lo nas palavras de Pessoa.

 

 

A convite da Casa Fernando Pessoa, Luca Argel e Ana Deus concebem e montam, pela primeira vez, o espetáculo Ruído Vário, em 2017. Desta parceria surgem 15 canções inéditas, escritas quase todas, sobre textos do Fernando Pessoa ortónimo, que logo ganharam edição em formato audiolivro (A Boca, 2018).

Ao vivo, as vozes de Ana e Luca transformam e atualizam a importância do gênio de Pessoa, passando por diversas de suas facetas, da solenidade trágica ao escárnio humorístico, sempre acompanhados pela guitarra e por ruídos e imagens projetadas que nos introduzem na atmosfera de cada um dos poemas.

 

 

Ana Deus

Nasceu em Santarém em 1963 e vive no Porto. Fez parte da banda pop Ban no final da década de 80 e iniciou em 1993, com Regina Guimarães, os Três Tristes Tigres. Em 2010 volta à carga das canções com o guitarrista Alexandre Soares sob o nome de Osso Vaidoso. Gosta de trabalhar sobre poesia; Alberto Pimenta, Natália Correia, Ernesto de Melo e Castro e Sá de Miranda são alguns dos autores das palavras das suas composições. Em 2015 começou com o multi-instrumentista Nicolas Tricot o projeto Bruta, com poesia de autores outsiders, como Ângelo de Lima, Stella do Patrocínio, Antonio Gancho ou Sylvia Plath.

Luca Argel

Luca Argel (Rio de Janeiro, 1988), é formado em música pela UNIRIO e mestre em Literatura pela Universidade do Porto. É vocalista e compositor dos grupos “Samba Sem Fronteiras”, “Orquestra Bamba Social” e “Ruído Vário”, este último em parceria com a cantora Ana Deus. Tem livros de poesia publicados no Brasil, em Espanha e em Portugal, um dos quais foi semifinalista do Prémio Oceanos 2017. Assina a rubrica semanal “Samba de Guerrilha”, na Rádio Universitária do Minho. Em 2016 lançou seu primeiro disco a solo, “tipos que tendem para o silêncio”, e em seguida “Bandeira”, considerado pelo site Embrulhador como um dos melhores lançamentos da música brasileira em 2017.

 

CONCEÇÃO Ana Deus e Luca Argel INTERPRETAÇÃO Ana Deus e Luca Argel PÚBLICO-ALVO Maiores de 12 anos DURAÇÃO 60 minutos HORÁRIO 21h00 LOCAL: Auditório Maria José Cunha, FLL

 

* Inserido no “Elos: Festival Literário de Nelas”

Detalhes

Data:
24 Abril
Hora:
21:00
Categorias de Evento:
, ,

Local

Cancelado