“Pensar Alto” Encontro de Oralidade 4.ª Edição

Festejos de Santo António
SANTO ANTÓNIO NA LAPA DO LOBO
Festejos de Santo António

No passado sábado, dia 7 de junho, realizou-se no Auditório Maria José Cunha da Fundação Lapa do Lobo, a 4.ª Edição do “Pensar Alto” – Encontro de Oralidade do Clube da Oralidade do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, e cuja Mentora do Projeto é a Professora Carla Marques. Este encontro anual que completou já a 4.ª Edição, junta alguns dos alunos finalistas do Agrupamento de Carregal do Sal, e não só, nesta edição e à semelhança do ano passado participaram também alunos dos 10.º e 11.º Anos. O tema proposto e trabalhado pelos alunos este ano foi: “Homens VS Mulheres – Uma questão de Género”.
Foram 14 as abordagens ao tema, todas muito diferentes, mas todas igualmente importantes e igualmente interessantes, algumas abordaram questões mais delicadas como sendo a desigualdade ainda presente em muitos quadrantes da sociedade entre Homens e Mulheres. Perante um Auditório completamente cheio, por muitos familiares, amigos e professores dos alunos convidados, os 14 jovens apresentaram a sua visão em 14 temas das diferenças entre Homens e Mulheres e a forma como a sociedade lida com essas mesmas diferenças, seja na religião, seja na cultura, nos direitos adquiridos, legislação, etc. O muito público presente teve também oportunidade de colocar algumas questões e apresentar a sua opinião perante os temas apresentados. Foi sem dúvida um serão muito agradável e deveras interessante. Presente também o Dr. Carlos Torres, e Eng.ª Carmo Batalha – Administração da FLL.