Comemorações do 5.º Aniversário do Edifício Sede da Fundação/ Dia Aberto
Momento Performativo da Contracanto no Aniversário da FLL
No passado dia 17 de outubro de 2015 o Auditório Maria José Cunha, da Fundação Lapa do Lobo, recebeu o escritor Pedro Paixão para mais “Um capítulo sobre…” – um ciclo de tertúlias literárias promovidas pela Biblioteca da FLL, sempre com um tema e convidados diferentes.
O terceiro e último capítulo deste ano de 2015 versou sobre “a palavra”.
Pedro Paixão, escritor a viver atualmente em Santo António do Estoril, mas de Abrunhosa do Mato, Mangualde, e com fortes raízes na beira alta, conversou com uma plateia atenta e interessada, que encheu o Auditório da FLL.
Este capítulo teve a particularidade de ser transmitido, via internet, para todo o mundo, através da Rádio Clube do Dão.
Depois de uma breve introdução ao tema por parte do escritor e de um momento musical a cargo das Manas Morais acompanhadas por Rui Pina ao piano, seguiram-se algumas leituras, ainda sob os acordes de piano. As leituras ficaram a cargo de Rui Fonte, coordenador da Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo, do amigo do autor Ricardo Santos e do próprio Pedro Paixão, que recuperou em voz alta um dos primeiros textos que escreveu e editou, incluído no livro “A noiva judia”. A noite seguiu num agradável diálogo entre Pedro Paixão e o público presente.
Encerra-se este primeiro ciclo de tertúlias de 2015, que abraçaram os capítulos da música, comédia e palavra. Para 2016 esperam-se novos temas, novas conversas e novos convidados.