O INCRÍVEL PERCURSO NO VALE DOS LOBOS AZUIS

Momento Performativo da Contracanto no Aniversário da FLL
LER POR DESPORTO
Momento Performativo da Contracanto no Aniversário da FLL
LER POR DESPORTO

Entre os dias 13 e 17 de outubro, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo apresentou O INCRÍVEL PERCURSO NO VALE DOS LOBOS AZUIS, uma visita-oficina à Quinta Vale do Lobo, conduzida pela artista Marina Palácio.
No total, foram cerca de 190 pessoas que aceitaram o convite para este percurso, entre alunos e professores do 6ºano do Ensino Básico, assim como pais e filhos com mais de 6 anos.
A Quinta Vale do Lobo, localizada na aldeia da Lapa do Lobo, tem o formato de um pulmão e pretende ser uma reserva ecológica, onde possam habitar, de forma saudável e protegida, espécies autóctones de fauna e flora.
Nesta visita, literária e poética, sensível e selvagem, plástica e sensorial, explorou-se o lado misterioso e belo da paisagem natural (real e imaginária), pela mão de uma pastora. E descobriram-se lobos…
Há lobos-cientistas que gostam de observar as tonalidades do branco da neve; há lobos-escritores que escutam as canções das quatro grandes serras; há lobos-artistas que sonham com baloiços ao vento. Raquel Silvestre, a pastora, guarda uma alcateia de lobos azuis por entre carvalhos e lagoas. E com eles, conhecemos mais sobre o lobo-ibérico e a biodiversidade da Quinta Vale do Lobo, através de um percurso com jogos sensoriais e performativos, permitindo a cada visitante criar um precioso poemário.
Os principais objetivos desta atividade foram dar a conhecer as características da paisagem natural da região, sensibilizar para a preservação do património natural da região, proporcionar espaços de discussão e de reflexão sobre questões pertinentes e atuais, como o ambiente, a ecologia, a cidadania e a sustentabilidade e promover a consciência e a responsabilidade social.
Na Primavera, O INCRÍVEL PERCURSO NO VALE DOS LOBOS AZUIS regressa, com novos exploradores e curiosos.