Momento Performativo da Contracanto no Aniversário da FLL
LER POR DESPORTO
Entre os dias 13 e 17 de outubro, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo apresentou O INCRÍVEL PERCURSO NO VALE DOS LOBOS AZUIS, uma visita-oficina à Quinta Vale do Lobo, conduzida pela artista Marina Palácio.
No total, foram cerca de 190 pessoas que aceitaram o convite para este percurso, entre alunos e professores do 6ºano do Ensino Básico, assim como pais e filhos com mais de 6 anos.
A Quinta Vale do Lobo, localizada na aldeia da Lapa do Lobo, tem o formato de um pulmão e pretende ser uma reserva ecológica, onde possam habitar, de forma saudável e protegida, espécies autóctones de fauna e flora.
Nesta visita, literária e poética, sensível e selvagem, plástica e sensorial, explorou-se o lado misterioso e belo da paisagem natural (real e imaginária), pela mão de uma pastora. E descobriram-se lobos…
Há lobos-cientistas que gostam de observar as tonalidades do branco da neve; há lobos-escritores que escutam as canções das quatro grandes serras; há lobos-artistas que sonham com baloiços ao vento. Raquel Silvestre, a pastora, guarda uma alcateia de lobos azuis por entre carvalhos e lagoas. E com eles, conhecemos mais sobre o lobo-ibérico e a biodiversidade da Quinta Vale do Lobo, através de um percurso com jogos sensoriais e performativos, permitindo a cada visitante criar um precioso poemário.
Os principais objetivos desta atividade foram dar a conhecer as características da paisagem natural da região, sensibilizar para a preservação do património natural da região, proporcionar espaços de discussão e de reflexão sobre questões pertinentes e atuais, como o ambiente, a ecologia, a cidadania e a sustentabilidade e promover a consciência e a responsabilidade social.
Na Primavera, O INCRÍVEL PERCURSO NO VALE DOS LOBOS AZUIS regressa, com novos exploradores e curiosos.