Sessão Solene Comemorativa do 10.º Aniversário da Fundação Lapa do Lobo
As árvores não têm pernas para andar
Sessão Solene Comemorativa do 10.º Aniversário da Fundação Lapa do Lobo
As árvores não têm pernas para andar

No dia 10 de outubro de 2020, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL deu início à festa de aniversário da FLL com a estreia da visita “A Casa das 40 Portas”, uma criação de Adriana Campos, Ana Lúcia Figueiredo e Marina Palácio, com interpretação de Adriana Campos.

Nesta visita encenada e inacabada pelos espaços, pelas memórias e pelas histórias desta casa, há portas de entrar, sair e ficar. Com ideias, espanto, olhares, pessoas, palavras, coração e festa. A comemoração dos 10 anos da FLL foi o mais belo pretexto para um percurso poético de fora para dentro e de dentro para fora. Ouviu-se Ruy Belo pela voz de Carlos Torres; gritou-se pela avó; nomearam-se árvores; mediram-se paredes, girafas e buracos de fechadura; folheou-se um caderno de encargos e emoções; edificaram-se casas e missões; declamaram-se pensamentos e sentimentos de espectadores; quase, quase se subiu à oliveira; bebeu-se chá e comeram-se biscoitos de azeite… E, no final, abriram-se todas as portas ao futuro.

Com uma lotação muito limitada, devido às regras de distanciamento físico nos espaços culturais, esta visita contou com a participação de apenas algumas famílias, o que não impediu a atenção, o envolvimento e o entusiasmo por parte de todos. Na despedida, partilharam o que sentiram ao (re)descobrir a FLL de outro modo: “Estou apaixonada por tudo!”, “Fiquei muito emocionado, com lágrimas nos olhos…”, “Obrigada por nos proporcionarem experiências como esta.”. Para além de potenciar novos olhares sobre o edifício e a ação da FLL, com esta atividade pretendeu-se promover uma relação efetiva e afetiva com esta casa e este projeto. Nesse sentido, esta visita continuará a realizar-se ao longo do ano, quer para famílias, quer para escolas (assim que o contexto epidemiológico o permitir), quer para outros públicos interessados.