As árvores não têm pernas para andar

A Casa das 40 Portas
Fado Cruzado I Concerto com Carolina Pessoa e João Farinha

No dia 17 de outubro de 2020, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL apresentou a estreia do espetáculo “As árvores não têm pernas para andar”, um concerto de toy piano para crianças da autoria de Joana Gama, com ilustrações de Francisco Eduardo e composição musical original de João Godinho. A partir das características de três árvores muito distintas – o sobreiro, a cerejeira e o embondeiro -, a pianista contou histórias e tocou músicas que transportaram o público das raízes até às copas!

Já tinham pensado que, a partir do momento em que são semeadas, as árvores permanecem sempre no mesmo sítio, a partir do qual se alimentam, se defendem e se reproduzem? Não são como nós, que nascemos num país e podemos viajar ou até ir morar para o outro lado do planeta. E, tal como a música difere de Continente para Continente, podemos encontrar árvores muito diferentes espalhadas pelo mundo: árvores que são autênticas casas, outras que movem multidões para serem admiradas, outras que produzem material que chega até à lua… Neste concerto, ficámos a conhecer estas e outras histórias sobre o mundo maravilhoso das árvores.

Com este espetáculo, o Projeto Alcateia pretendeu sensibilizar para a beleza da música clássica e das árvores, estimular competências expressivas e criativas, através do olhar, do pensar e do sentir e promover a sensibilidade estética e artística. No final do concerto, as famílias foram convidadas a passear pelo pátio da FLL, procurando descobrir e observar as árvores em volta.

Em maio de 2021, “As árvores não têm pernas para andar” regressa para uma circulação por todos os jardins-de-infância dos concelhos de Carregal do Sal e de Nelas. Até lá, será também apresentado em Lisboa, no Porto, em Guimarães e em Sever do Vouga.