Galeria de Exposições


Enquanto espaço da Fundação Lapa do Lobo dedicado a exposições por excelência, a Galeria de Exposições pretende servir propósitos culturais muito concretos. A organização de mostras diversas, promoção de artistas da região, cedência de espaço para organizações e eventos locais são alguns dos objetivos máximos deste espaço.

Uma vez inserida num meio maioritariamente rural e com pouca oferta cultural, a Galeria de Exposições tem vindo a apresentar uma programação heterogénea com propostas que passam pela música, pela pintura, escultura, fotografia e até artesanato regional. Atrair e sensibilizar todo o público, de variadas idades e características, tem sido um desafio constante com resultados bastante positivos.

Embora seja um espaço de exposições por excelência, tem ambições que ultrapassam a estanquicidade do espaço físico. Muitas das temáticas da programação são estudadas e complementadas com atividades diversas, sempre com o propósito de desmitificar o conceito elitista e distanciado por vezes inerente a estes espaços.

Exemplos concretos dessas atividades são as sessões de inauguração que se realizam antes de cada exposição, sessões essas abertas ao público em geral e sempre com a presença do artista de modo a gerar alguma proximidade, alguma intimidade e quebrar a barreira institucional artista-público.

Ligação a outras atividades da Fundação como o Projeto Alcateia (Serviço Educativo), alguns Cursos e Oficinas ou outras iniciativas como a "Lapa do Lobo Aldeia Cultural", o Congresso Científico “De Gibraltar aos Pirenéus, megalitismo, vida e morte na fachada atlântica peninsular”, etc.

Outro caso de sucesso é a participação das escolas, que sempre que visitam as exposições têm o acompanhamento gratuito de uma funcionária da Fundação, disponível para esclarecer dúvidas ou prestar informações sobre a exposição, e sempre que viável, do próprio autor.

Sempre que possível procura-se ainda aliar atividades de ar livre às temáticas expostas, como foi o caso do evento "Lapa do Lobo Aldeia Cultural" ou das contantes parcerias com a Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo.

Com todas estas iniciativas distintas, a Galeria de Exposições pretende gradualmente adquirir um estatuto de espaço familiar aberto ao público, um local onde as pessoas possam aprender, descobrir ou simplesmente respirar arte.


Consulte a programação da Galeria de Exposições em AGENDA.