As árvores não têm pernas para andar
Luiz Caracol
As árvores não têm pernas para andar
Luiz Caracol

Decorreu no passado fim-de-semana, dias 28 e 29 de maio de 2021, nas instalações da Fundação Lapa do Lobo, o Ciclo Miguel Torga, com diversas propostas relacionadas com a vida e obra do escritor. Na 6ª feira, dia 28, inaugurou-se a exposição “Torgas Vivas”, do escultor Arlindo Pereira, que estará patente até final de junho na Galeria da FLL. A noite continuou no Auditório Maria José Cunha, com o espetáculo musical “Torga” da autoria dos Vitor Blue, que contou com a colaboração do ator e poeta Rui de Noronha Ozório.No sábado, dia 29, foi a vez das famílias participarem na oficina de corpo e poesia “Do sítio onde medram as raízes”, dinamizada pela atriz Adriana Campos. A partir do universo literário de Miguel Torga, crianças e adultos foram inspirados para criar pseudónimos com plantas, árvores ou flores; bichos com o corpo e giz; bosques com versos… No final, floresceram sorrisos mais poéticos e criativos. O Ciclo terminou na noite de sábado com o concerto dos Lavoisier que apresentaram o disco “Viagem a um Reino Maravilhoso”. Após dois anos de construção em contexto de residência artística (em Trás-os-Montes), com viagens contemplativas pelos roteiros da literatura de Torga, diferentes sessões de gravação (em Vila Real, no Conservatório de Música, e em São Martinho de Anta, no Espaço Miguel Torga, a poucos metros onde Torga nasceu), “Viagem a um Reino Maravilhoso” foi editado em Novembro de 2019.